Fone/Fax: (18) 3928-6022 - Presidente Prudente - SP
"www.lucrativa.com.br é o site da Sapienza, uma empresa dedicada a tornar a sua empresa melhor e mais lucrativa."
clique aqui e leia uma descrição geral das áreas em que atuamos
clique aqui para saber mais sobre nossas origens e princípios de trabalho
clicando aqui obtenha uma visão sobre assessoria
clique aqui e leia a descrição detalhada das soluções e serviços que ofertamos
clique aqui e leia textos inspiradores para empresários












Empregos em Presidente Prudente

 

Ofertas de Vagas, Candidatos, Cursos, Currículos.

 

 

Existem três locais na Web prudentina onde você pode buscar vagas para um novo emprego ou encontrar anúncios de candidatos à procura de trabalho. O candidato pode também  consultar sobre cursos técnicos e cursos profissionalizantes, carreira, currículos e dicas, técnicas e métodos que facilitam para conseguir um novo emprego, ou ainda as famosas dicas de como se comportar nas entrevistas de seleção.

 

§ Prudensite RH

§ Jornal O Imparcial (entre na seção e classificados e depois em empregos)

§  Oeste Notícias (entre na seção e classificados e depois em empregos)  

 

Leia abaixo o conteúdo da palestra apresentada por mim na Fundação Gabriel de  Campos para adolescentes que buscam o primeiro emprego e se manter nele. 

 

Palestra Sobre Emprego

Objetivos:

  1. Orientar a busca de emprego e a inserção no mercado de trabalho;

  2. Aumentar as probabilidades de sucesso no trabalho;

  3. Explicar que a evolução social está vinculada a empregabilidade e à escolarização, estimulando a  permanência na escola e o aprendizado constante;

  4. Contribuir para a construção de um projeto de vida.

 

15 Dicas para Achar um  Emprego  

  1. Procurar emprego é um emprego: "a procura de emprego deve ser encarada como um trabalho em tempo integral, despendendo-se nela o mesmo número de horas que passaria trabalhando se estivesse empregado". Estabeleça uma rotina e não saia dela. Tenha um horário de expediente para procurar emprego. Defina as atividades que fará para procurar uma vaga e objetivos diários a atingir. Faça o que foi planejado. Mesmo sem sair de casa, comporte-se como se estivesse trabalhando. E encare a busca por emprego como uma atividade comercial, em que você procura clientes interessados num “produto” específico – você. Com  cautela e determinação as chances aumentam muito;  

  1. Avalie seus Pontos fortes e tenha Metas Claras: explore-os ao máximo. Saiba o que você pode oferecer a seu potencial empregador e esteja preparado para expor suas qualidade. Seja modesto e não seja exagerado ao falar de si mesmo, mas destaque o que você tem de valoroso;  

  1. Mantenha-se Ativo com sua rede de Relacionamentos: Amigos, ex-colegas de escola, ex-colegas de trabalho, ex-Chefes, parentes e vizinhos.  Faça contato com todo mundo e diga a eles que você está procurando um emprego. Quanto mais gente souber disto, maiores as suas chances de atingir o seu objetivo;  

  1. Prepare um Currículo Compatível com suas experiências e que seja Objetivo: Existem informações na Internet ou em revistas sobre como devem ser elaborados os currículos. Procure essas informações e faça o seu. Ele deve ser simples, bonito, objetivo e relevante;  

  1. Fique atento a anúncios de jornais e buscas na internet: Esses e todos os outros possíveis meios de busca devem ser usados, ao mesmo tempo;

  1. Para a Entrevista - prepare-se adequadamente: Obtenha informações sobre a empresa que vai te entrevistar, mostre-se informado.  Boa Aparência: Apresente-se adequadamente vestido, não é preciso usar nada muito bonito ou caro, simplesmente a roupa deve ser discreta, estar em bom estado de conservação e limpa. Esteja limpo, de banho tomado e barba feita. Use desodorante e não use perfumes fortes. Não use piercing ou coisa parecida. Não mastigue chicletes. Evite usar gírias durante a conversa. Aprenda a ser entrevistado: existem técnicas de como se comportar durante uma entrevista de seleção. Vale a pena aprendê-las. Elas são facilmente encontradas na Internet.  

  1. Procure a pessoa certa na empresa: Descubra o nome do Diretor, Gerente ou Chefe da área onde você poderá trabalhar e mande  um currículo a ele, anexado a uma carta de apresentação;  

  1. Tenha iniciativa e seja flexível: Esteja aberto para negociações e procure sempre estar de bom astral.  

  1. Leia muito. Se tiver acesso à internet, procure informar-se sobre economia e política, lendo os principais portais. Tendências sobre o mercado de trabalho também podem ser obtidas na rede. Existem cursos disponíveis. Mas você também deve ler livros sobre assuntos de seu interesse – e não precisam necessariamente vincular-se a interesse profissional. A leitura ajuda o profissional manter a cabeça estimulada.  

  1. Use o telefone sem medo. Muita gente já perdeu excelentes oportunidades porque se sentiu envergonhada de ligar para determinadas empresas. Não entre nessa. Melhor do que enviar currículo é conversar diretamente com quem decide, seja o recrutador, seja o responsável pela área que tem a vaga em aberto. Assim, por meio de sua rede de contatos, vá angariando nomes de profissionais que podem lhe dar outras indicações. Uma hora, você acerta.  

  1. Freqüente cursos e eventos. Tudo bem, não estamos falando de eventos e cursos pagos. Mas há sempre uma série de seminários e palestras grátis que lhe dão oportunidade de ampliar sua rede de contatos e de manter-se atualizado sobre uma série de temas. Não deixe de freqüentá-los. Procure o Senac, Sesi, Sebrae e outras instituições e pergunte sobre cursos ou palestras gratuitos.  

  1. Diga sempre “obrigado pela atenção”. Você conversou com a recepcionista de uma empresa? O chefe do departamento de pessoal? O diretor da área onde pretende trabalhar? Agradeça a cada um a atenção dispensada. Não importa a hierarquia, o agradecimento é fundamental e abre muitas portas. Você poderá verificar da próxima vez que precisar entrar em contato esta empresa.  

  1. Faça trabalho voluntário. O Brasil já está cheio de oportunidades no chamado Terceiro Setor. Com isso, você ocupa parte do seu tempo e desenvolve algumas habilidades, além de prestar um serviço relevante para a sociedade e aumentar o número de pessoas que você conhece. Esses novos conhecidos podem ser muito úteis. 

  1. Esteja sempre pronto para o imprevisto. A oportunidade pode aparecer até mesmo num encontro informal. Esteja preparado para “agarrá-la”.  

  1. A Regra de OURO: Vá a luta e Não desanime nunca! Existem só em Prudente 19000 empresas, Uma delas precisa de você! Aumente suas chances de encontrá-la, trabalhe incansavelmente para isto e uma hora você chega lá!

 

 Trabalhando Certo e Mantendo o Emprego

Aqui se fala um pouco de como aumentar as chances de sucesso quando você já estiver empregado. Existem comportamentos que podem ajudar um trabalhador a ser bem sucedido e outros que podem prejudicar muito sua carreira. Abaixo listamos alguns exemplos do que você deve ter sempre em mente.

  1. Seja pontual. Pontualidade demonstra interesse pelo bom desempenho de suas tarefas individuais e do trabalho do grupo.  

  1. Cumpra os Prazos. Execute suas tarefas no tempo correto, não deixe nada para depois.  

  1. Seja Educado. Trate a todos com educação e respeito. Ouça sugestões. Essa é a melhor maneira de se relacionar com as pessoas.  

  1. Peça Ajuda. Comunique sempre suas dificuldades, se houver, ao funcionário que é seu superior ou tem a função de instruí-lo na empresa. Se estiver fazendo algum curso, converse também com o instrutor e peça sua orientação.  

  1. Use Seus Conhecimentos. Procure usar as coisas que aprendeu ou está aprendendo em cursos que fez ou está fazendo. Relacione o conteúdo das aulas do curso com as atividades práticas desenvolvidas na empresa. É uma maneira de verificar e demonstrar  o que você está aprendendo ou sabe.  

  1. Demonstre iniciativa própria. Dê suas sugestões e opiniões e faça críticas construtivas, isto é, aquele tipo de crítica que ajuda a melhorar as coisas; afinal, você também tem como contribuir.

  1. Seja responsável e esteja atento à resolução dos problemas entregues a você para que você os solucionasse.  

  1. Cuide de sua higiene pessoal. Cumprir tarefas simples como escovar dentes, usar desodorante e roupa sempre limpa, contam pontos na sua vida pessoal e profissional.  

  1. Cuide de seu português – a forma como você fala. Expressar-se corretamente, usando plural e conjugação correta dos verbos, por exemplo, demonstra respeito pela pessoa com quem você está conversando. É também um investimento de sua parte em seu próprio desenvolvimento e no desenvolvimento da sua imagem profissional. Não tenha medo de se expressar.  

  1. Flexibilidade. Nas empresas é comum as coisas mudarem muitas vezes e você não pode se incomodar com isto ou oferecer resistência às mudanças. É preciso ser capaz de se adaptar a elas e contribuir da melhor forma.  

  1. Planejamento. Boas empresas sempre planejam as atividades que executarão. Bons funcionários devem fazer o mesmo. Devem imaginar antecipadamente como farão para executar suas tarefas de forma adequada. Isto sempre ajuda.  

  1. Criatividade. Em todos os ambientes de trabalho é comum surgirem problemas novos e que não tem soluções conhecidas. A criatividade é capacidade de enfrentar esse tipo de situação, atingindo os resultados e objetivos desejados. É uma habilidade muito valorizada nas empresas.  

  1. Negociação. Empresas são sempre ambientes de negócios, por isso, saber negociar é muito valorizado. Podemos definir a capacidade de negociar como a capacidade de promover o entendimento sobre um assunto em que as opiniões sejam conflitantes. Isso se aplica a muitas situações. Pode ser no atendimento de um cliente, pode ser numa solicitação de aumento de salário ou em um conflito entre dois colegas. Se você for um hábil negociador terá mais chances em qualquer empresa.  

  1. Motivação. Ninguém gosta de conviver com gente “baixo-astral”, mal humorada, resmungona, etc. Nas empresas não é diferente, pessoas desmotivadas têm grande chance de perder seus empregos. Mantenha seu "astral alto", brinque, seja sorridente e, sobretudo, sempre acredite que é possível chegar onde precisamos e desejamos chegar.  

  1. Ética. Seja honesto e correto em todas as situações. Nunca faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem com você.  

  1. Não seja Agressivo. Ao se comportar de forma agressiva você marcará de forma negativa e para sempre as pessoas com quem convive. A agressividade é uma forma muito boa para se perder um emprego.  

 

Aprendizado leva à Empregabilidade, que leva à Evolução social

Existe uma descrença em relação ao valor da educação e da aprendizagem.

Aprender coisas novas sempre foi e sempre será importante. Quatrocentos anos antes de Cristo um famoso filósofo grego chamado Sócrates disse: “Quanto mais sei, mais sei que nada sei”. Ele queria explicar que o campo dos conhecimentos é tão grande que toda vez que alguém aprender algo novo, irá saber que há muitas outras coisas importantes para se aprender. Hoje em dia, muitos sábios continuam concordando e reafirmando o que Sócrates disse. Você sempre deverá estar se atualizando e procurando aprender novas habilidades e conhecimentos.

Ter mais conhecimentos e habilidades que os outros é muito importante para aumentar a sua “empregabilidade”, que é a capacidade de conseguir um bom emprego e se manter nele.

Estar em um bom emprego é um passo muito importante para a evolução social e patrimonial de uma pessoa, isto é, para que ela possa subir na sociedade e conseguir adquirir as coisas que deseja ter.

Às vezes vemos coisas que contrariam a opinião acima, mas, se prestarmos bem atenção, veremos que existem informações que comprovam essa verdade. Quando comparamos diferentes países, podemos perceber que quanto mais anos as pessoas passam estudando, mais rico e desenvolvido é o país.

Não se iluda com bobagens do tipo: “O Lula não estudou e é o presidente do Brasil, por que eu deveria estudar?” Esta pergunta parece nos estimular a sermos ignorantes. Saiba o seguinte o Lula não estudou na escola, não tem diplomas e curso superior, mas, esteja certo,  ele foi muito bem educado e estudou ou aprendeu fora da escola! Estudar e aprender não é algo que ocorre só na escola. Muitas pessoas importantes e de reconhecido conhecimento foram grandes estudiosos fora da escola. Você também pode e dever ser um estudioso, acumular conhecimentos e se desenvolver, mesmo fora da escola.  Mas não esqueça que a escola facilita muito as coisas.

Coisas muito boas para aprender e saber: informática, matemática, pesquisa e comunicação. Essas coisas são muito valorizadas e úteis nas empresas.

Informática Básica:

Editor de textos; Planilha eletrônica; Internet;

 Matemática:

Saber bem as quatro operações; Saber calcular juros;  Saber porcentagem;

 Saber Pesquisar em:

Dicionário; Enciclopédias; Jornais e Revistas; Internet: usando Google e Yahoo;

 Comunicação Oral e Escrita:

Evitando as gíria; linguagem coloquial; língua padrão; ter um bom vocabulário; ler e interpretar textos específicos da profissão; se comunicar pessoalmente e ao telefone

   

Projeto de Vida

No Brasil temos o mau hábito de falar mal do país e dos brasileiros. Quando conversarmos com pessoas que vieram de outros países ou que moraram muito tempo no exterior, ficamos surpresos e percebemos que as coisas aqui não são tão ruins assim. É verdade que há muita coisa errada, que precisa ser modificada ou corrigida, mas é verdade também que há muitas coisas boas, das quais deveríamos nos orgulhar.

Uma conseqüência desse hábito de falar mal de nós mesmos é que, muitas vezes, acabamos nos achando incapazes de fazer as coisas e nos conformamos com situações insatisfatórias. Pensar que somos incapazes realmente nos torna incapazes. Por outro lado, se acreditarmos que podemos modificar as coisas e construir um futuro melhor, as chances de que esse futuro venha se tornar realidade aumentam muito. Vejamos um exemplo.

Roberto Carlos Ramos, é um grande especialista em pedagogia, a ciência que trata da educação dos jovens, ele tem o grau de mestrado em educação (acima do curso superior), tem um currículo brilhante e faz palestras sobre motivação em grandes empresas e escolas, dentro e fora do Brasil. Realmente este cara é um sucesso! Sabe qual é a origem do Roberto ? Não? Bom, ele começou bem lá em baixo. Ele era órfão, viveu como menino de rua, consumiu drogas, foi preso, foi interno da Febem, participou de rebeliões e fez tudo de errado que poderia fazer. Acontece que um dia ele mudou, acreditou que poderia ter um futuro e fez o que precisava fazer. Hoje ele não é só um sucesso. Ele também é um exemplo vivo de que o futuro pode ser melhor se acreditarmos nele.

É preciso ter um Objetivo de Vida, acreditar nele e fazer o que é for necessário para alcançá-lo.

 

Sacudindo a Terra

Para finalizar vejamos uma parábola (uma estória bonita que nos ensina algo)

Um dia, o cavalo de um camponês caiu num poço. Não chegou a se ferir, mas não podia sair dali por conta própria. Por isso o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer. Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que o cavalo já estava muito velho e não servia mais para nada, e também o poço já estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena se esforçar para tirar o cavalo de dentro do poço. Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o cavalo. Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço. O cavalo não demorou para perceber o que estavam fazendo com ele, e chorou desesperadamente. Porém, para surpresa de todos, o cavalo quietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou. O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu. A cada pá de terra que caía sobre suas costas o cavalo a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o cavalo conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.

A vida vai lhe jogar muita terra, todo o tipo de terra. Principalmente se você já estiver dentro de um poço. O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela. Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos. Use a terra que te jogam para seguir adiante!

Lute por sua felicidade e seja Feliz!

Erwin Marcos Gerbasi

 

 

 

  Clique aqui para voltar ao Guia de Prudente  

 

 

 

 

 

 

empregos Currículo Consiga um novo emprego catho vagas cursos, dicas Serviços informações sobre cursos profissionalizantes. emprego, anuncios e dicas para entrevista de seleção treinamento Dicas de como agir numa entrevista, ofertas de emprego e currículos.  Empregos.com.br  O maior portal de empregos e carreiras do Brasil  Emprego – Revista Dicas sobre técnicas e métodos para conseguir seu emprego.  Emprego, Formação, Carreira.

 

 

 

lemgguiav220206