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Automóveis em Presidente Prudente

Lojas, Revendas e Concessionárias


Há em Presidente Prudente várias concessionárias de fábricas de veículos e inúmeras lojas revendedoras independentes. Aqui você pode encontrar os endereços para buscar automóveis novos e usados. A maioria destes sites apresenta um catalogo on-line dos carros que tem para vender, com fotos, preços, ano de fabricação ou modelo e outras informações. Além disto, as concessionárias oferecem serviços de manutenção e outras informações.   

Aproveite e leia abaixo: Como Escolher Um Carro 

 

Como Escolher Um Carro

     Muita gente me pergunta que carro comprar, primeiramente pergunto quais são as expectativas em relação a desempenho, conforto, espaço; por onde vai andar, etc, cada pessoa tem necessidades específicas, o que é excelente para alguém pode ser horrível para outra pessoa

    Minha primeira sugestão é sempre um carro usado, porque o preço está bastante convidativo. Basta dizer que meu Tempra Stile/Turbo 95 custou 13000 reais, mais cerca de 3000 reais para revisá-lo, incluindo jogo de pneus (especiais para o Tempra Turbo), troca da serpentina do ar-condicionado, banho na pintura, jogo completo de pastilhas de freio, insul-film, etc. Totalizando cerca de 16000 reais, o suficiente para comprar um Celta 1.0 com ar-condicionado (há quatro anos atrás, hoje não se compra um Mille básico...) Desculpas como "este carro já saiu de linha" para mim não valem, pois quem perdeu dinheiro foi o primeiro dono, não eu, que já comprei o carro desvalorizado. Para mim o que importa é a satisfação com o carro. Eu não trocaria um Opala Diplomata 4.1 ano 1992 por nenhum 1.0 zero km.

    Óbvio que não sugiro um carro que consome cerca de 5,5 km/l na cidade, como o Tempra Turbo, para quem roda 20000 km por ano, tampouco indicaria um veículo com mais de três anos para quem não tem noções de mecânica. Para a maioria das pessoas, o ideal é comprar um carro usado com até dois anos de uso. Então me perguntam da garantia. Respondo: "Que garantia?". Observem que as fábricas garantem somente o que sabem que dificilmente vai dar problema, quando este ocorre ainda alegam mal uso do veículo. Além do mais, com o tanto que cobram por revisão, com três revisões você compra um motor novo. Exemplos: Na revisão de 10000 km da antiga F-1000 do meu pai cobraram cerca de 550 reais. Isto porque só trocaram óleo e filtros! Tiveram a cara de pau de cobrar 110 reais só de óleo do motor! Quando tivemos problema nos discos de freio, trocaram o disco, mas cobraram as pastilhas, absurdo, visto que a pastilha não se desgastou, foi estragada pelo disco. A Fiat se gaba de dar garantia contra corrosão de cinco anos, porém eles não falam que você tem que revisar a carroceria anualmente e que o valor da revisão gira em torno de 500 reais (para dar um banho no meu Tempra gastei 600 reais). Aí me falam: "Mas carro usado pode ter sido batido!". Carro zero também! Não é raro um deles cair do caminhão cegonha. Adivinha o que fazem? Reformam o carro e vendem como novo (apesar de pagarem seguro). Já vi fazerem isto em duas concessionárias de Manaus... Em resumo, de vantagem o carro zero só tem o cheirinho de novo, que de fato não pode ser imitado...

    A maioria dos carros perde a maior parte de seu valor nos dois primeiros anos de vida, ou seja, aquele que compra o carro na loja, joga dinheiro fora. Um carro 0 km de 27000 reais (um 1.0 com ar, direção, travas e vidros elétricos), só por ter sido tirado da loja já perde cerca de 4000 reais! 

        Com o preço de um Fiesta Street 0km "completo" (carros 1.0 sempre são incompletos) é possível comprar 1 Marea HLX 2002 com ar-condicionado automático, direção hidráulica com coluna regulável, vidros, travas e retrovisores elétricos, freios a disco nas quatro rodas com ABS, etc. Ou três Tempra (Turbo ou 16v) ano 96, com os mesmos equipamentos do Marea mais bancos elétricos, computador de bordo, espelho interno fotocromático, etc. Qual será que vale mais a pena?

 

    Saiba escolher seu carro:

    Pode parecer estranho, mas a maior parte das pessoas não tem a mínima idéia de como escolher um carro. E não é por não entender de carro, e sim porque escolhem o carro apenas pela aparência. Digo isso porque uma pessoa que escolhe um determinado modelo e depois reclama que o espaço interno é ruim ou que o porta-malas é muito pequeno, com certeza escolheu o carro no instinto, quando deveria ter pesado muito bem os prós e contras de tal modelo, citei estes exemplos porque não precisam de qualquer conhecimento técnico, é muito fácil sentar no banco e perceber que ele é muito pequeno, quanto ao porta-malas basta abrir...

    A briga contra os 1.0:

    Não adianta comprar um carro 1.0 se você roda muito em estradas, lugares com muitas subidas ou pretende andar com ar-condicionado, nestes casos o motor 1.0 passa a consumir mais do que um motor 1.8 e andar menos do que um 0.6. Em Manaus, carros 1.0 completos (quanto mais peso pior), rodando com ar-condicionado (em Manaus ligá-lo é quase obrigatório), dificilmente chegam aos 9 km/l, enquanto uma Perua Palio 1.3 Fire chega a fazer cerca de 12 km/l na mesma situação. Carros 1.0 só são econômicos quando pequenos (neste caso um Siena é grande), básicos, e se roda em lugares planos e andando devagar. Exemplo extremo é o "cocoboy" que compra um carro 1.0 completo, coloca um som de 300 kg, aros 17" com pneus 225, anda com cinco "cocoboys" pesando mais de 90 kg cada, e ainda quer andar junto dos 2.0! Depois reclama que seu carro fez 5 km/l e que não anda nada! Não esquecer que em carros pequenos, pessoas grandes, com mais de 1,80, provavelmente ficarão com a perna raspando no volante e apertarão os passageiros do banco de trás. Não esqueça do fator segurança. Alguns populares tem airbags, mas quantos possuem freios a disco nas quatro rodas, ABS, barra de proteção nas portas... É que o airbag ajuda a vender o carro, os outros dispositivos não...

    Picapes:    

    Picapes carregam muito peso, se forem de cabine dupla levam peso e pessoas, rebocam lanchas com facilidade, porém são desajeitadas no trânsito urbano, são horríveis de freio e estabilidade limitada, e caso não seja 4x4, saiba que são horríveis na lama. Se for rodar pouco aconselho uma picape gasolina que é mais silenciosa e anda mais do que a similar turbo-diesel, a última só compensa quando se roda muito (100000km por ano, quando a média de Manaus é 10000km/ano), pois o combustível é um pouco mais barato e o motor diesel consome menos, entretanto o modelo diesel custa, às vezes, o dobro do mesmo modelo gasolina, além de ter desempenho inferior e fazer mais barulho. Por exemplo uma Dakota V6 cabine e meia, completa e com câmbio automático, ano 2001, será encontrada em Manaus por cerca de R$24000,00, o mesmo modelo a diesel e câmbio manual não sairá por menos de R$40000,00. Eu fugiria das com motor 4 cilindros a gasolina por consumirem quase o mesmo da V6, só que com muito menos desempenho, enquanto as equipadas com motor V8, são maravilhosas, mas se prepare para 3,5km/l na cidade... Se você acha que a Dakota tem manutenção complicada, parta para S10 ou Ranger, o raciocínio é o mesmo (mas que a Dakota é a melhor, isso é!).

    Carros de luxo:

    Caso se queira um carro de luxo, por cerca de 24000 reais (valor de um "popular" hatch completo) pode-se comprar um Marea HLX 2002 com ar, direção, vidros, travas retrovisores elétricos, lavadores dos faróis, freios ABS, motor 2.4, etc. Lembrar que pode-se comprar um carro com consumo um pouco maior que o ideal, comprando um carro um pouco mais barato do que a quantia que pretende gastar. Pense também que se comprar, por exemplo, um Marea 99 por cerca de R$16000,00 , comparando com um popular 0km completinho, se consegue uma sobra de R$8000,00 para manutenção e gasolina. Neste caso, se for gasto R$2000,00 com manutenção ainda sobra dinheiro para rodar 14000km!! (gasolina a R$2,54 o litro). Lembre-se que este gasto é parcelado, pois ninguém compra 2500 litros de combustível em um dia! Lembrar também que mesmo o popular gasta combustível (cerca de R$3800,00 para rodar os 16000km). Este tipo de opção é boa especialmente se for rodar pouco (para Manaus a média é de cerca de 10000 km a cada ano), considere que a manutenção destes modelos é mais onerosa que a maioria dos populares. Um popular que tem um farol dianteiro que custa quase o dobro de um farol de Marea, é brincadeira (Peugeot 206).

    Peruas e minivans:

    Se você tem uma família de 4 pessoas que gosta de viajar, uma boa opção é uma Perua, que ainda serve de intermediário entre um sedan e uma picape. Caso se costume andar com mais pessoas, é bom pensar em uma minivan. Vale aqui o mesmo raciocínio de preços usados nos demais modelos. Há diversas opções no mercado de usados a preços interessantes.

    Comprando um carro usado:

    A compra de um carro usado é sempre chata, exige olhar muitos classificados, ir a feiras e é imprescindível se conhecer a fundo o carro. Antes de avaliar o seu futuro carro, peça a um amigo que possui um modelo similar ao que você quer comprar, para dar algumas voltas com o carro e pergunte sobre custos com manutenção, consumo, etc. Caso isto não seja possível teste pelo menos dois carros similares para ter uma base para comparação. Em todos os casos (mesmo que você conheça a fundo o carro) é importante levar um amigo para ver o carro com você, como ele estará menos envolvido com a compra ele provavelmente não se empolgará com o carro e irá perceber mais defeitos que você.

    Outra coisa a se pensar é onde comprar. O ideal é comprar diretamente do dono, porém é mais difícil conseguir um financiamento neste caso, embora alguns bancos o façam. Caso queira mais tranquilidade, é interessante consultar lojas de carros usados ou concessionárias que possuam carros usados, entretanto sempre será mais caro que comprar de um particular. 

    Procure carros que: Tenham tido um único dono, dirigido unicamente pelo dono, que nunca tenham sido batidos gravemente, pintura original,  comprovadamente revisados, pouco rodados, guardados em garagem, segurados, sem multas, documentação em dia.

    Fuja de: Carros com preço muito abaixo do praticado no mercado (podem esconder encrencas sérias, como ser roubado.), que tenham levado uma pintura geral recente (podem esconder uma batida grave), com o hodômetro marcando menos de 30000km, mas com volante, pedaleiras, bancos e alavanca de câmbio gastos (provavelmente tiveram o hodômetro mexido), rebaixados (provavelmente a suspensão e o fundo do carro sofreram com nosso asfalto esburacado), com excesso de acessórios não originais (muitas vezes mal instalados, serão eternas fontes de dor de cabeça), com marcas de massa por toda lataria (serviço de funilaria mal feito e conserto oneroso), documentação "complicada" (em alguns casos você poderá até ficar sem o carro).

    Logicamente é quase impossível encontrar um usado, especialmente com mais de 4 anos, que satisfaça todas as condições. Neste caso vale o bom senso. Não esqueça de pedir desconto devido aos defeitos encontrados.

    Avaliando o carro:

    Comece por um exame na lataria, procurando imperfeições, especialmente as de massa, olhe (se possível) por dentro dos pára-lamas, portas, capô, porta-malas a parte inferior do carro quanto a batidas e serviços de lanternagem que sempre deixam rastro, abra o porta malas e verifique o estado do estepe e pneus,  macaco e chave de roda, abra o capô, verifique a existência de vazamentos de óleo, água e fios remendados, ligue o motor, com seu amigo olhando para o escapamento, enquanto você acelera e ouve o barulho do motor, o amigo verifica a existência de fumaça azulada saindo do escapamento (caso saia fumaça azulada o conserto é sempre caro, fumaça cinza em motores diesel é normal), se a direção for hidráulica esterce até o final do curso e ouça se ela faz um barulho de ferro raspando em ferro (um pouco de barulho sempre faz, não pode estar exagerado), entre no carro, veja se os bancos e forros estão em ordem, teste os vidros, travas e retrovisores elétricos, ande com o carro de vidros fechados e ar-condicionado desligado, passe por ondulações na pista e verifique barulhos na suspensão, e cheque a estabilidade e desempenho do veículo, freie, faça reduções de marcha, em especial 3º para 2º e verifique se engrenam normalmente. Ligue o ar-condicionado e verifique se este gela bastante, verifique se os indicadores no painel estão funcionando. Se estiver satisfeito, peça o documento, confira a numeração do chassi, nos vidros, capô, confere com o documento (nos vidros e etiquetas o número é abreviado), verifique se o IPVA está em dia, ligue para o Detran e verifique se há multas, podendo consultar também em www.detran.am.gov.br (precisa do número Renavam ou chassi), ou www.denatran.gov.br (Renavam e placa) se estiver tudo em ordem feche negócio! Após fechar o negócio esqueça tudo que o vendedor falou e faça uma revisão minuciosa no carro. Mas lembre-se, sempre se encontra defeitos após o primeiro mês, esteja sempre com uma folga de pelo menos 10% o valor do veículo para evitar transtornos. Depois que o carro estiver em seu nome você adquire o direito de pedir um relatório de tudo que foi feito no carro em concessionárias, vale a pena ter este relatório em mãos.

    Linguagem de vendedores e anúncios:

    Direção Hidráulica: dh, dir

    Air bag motorista: airbag mot.

    Air bag duplo: airbag duplo

    Freios antitravamento: ABS

    Distribuição eletrônica de frenagem: EBD

    Assistência eletrônica de frenagem: BAS

    ABS no eixo traseiro: ABS-T

    Câmbio automático: automático, auto, aut.

    Câmbio manual: MT, mecânico (como se o automático fosse elétrico...)

    4p/2p: 4 portas/2 portas

    Ar-Condicionado: ar, ac

    Vidros elétricos: vd, ve

    Retrovisores elétricos: re

    Travas elétricas: tr, te

    Vidros travas e retrovisores elétricos: trio elétrico

    Bancos de couro: couro, bc

    Vidros verdes: vv

    Alarme: al

    Documentação em dia: docs ok, docs pg, IPVA pg

    Carro com nota fiscal de compra: nf

    Carro com chave reserva: 2 chave, 2 ch

    Pneus novos: pn novos

    Picape cabine simples: CS

    Picape cabine estendida: cab 1/2, supercab, CE

    Picape cabine dupla: CD

    Motor turbo-diesel: TD

    Tração nas quatro rodas: 4x4

    Motor 6 cilindros: 6cc (este eu não concordo, pois cc é cilindrada), deveria ser L6 para seis em linha ou V6 para 6 em V.

    Baixa quilometragem: bx km

    Teto solar: teto, ts

    Aceito financiamento: ac fin

    Aceito troca: ac tr

    Menor/Maior valor: -/+ vlr

    Gasolina: gas

    Gás: gás, gnv

 

    Faça anúncios completos. Caso contrário, vais receber diversas ligações de curiosos sem dinheiro. Se o jornal já separar a marca de seu carro em uma seção específica omita a marca, informe o modelo, versão, número de portas, motorização, combustível (em caso de mais de um disponível), ano fabricação, ano modelo, cor, equipamentos e preço.

    Exemplo 1:

    Palio EDX 1.0 4p 96/97, prata, ar, ve, te, R$12000,00, tr:xxx-xxxx

    Exemplo 2:

    Dodge Dakota Sport 3,9 V6 gas CE 00/00 aut. verde, air bag duplo, ABS, dh, ar, vd, tr, re, R$24000,00, tr: xxx-xxxx

    Exemplo 3:

    F1000 XLT 4,3 TD CS 97/98, preta, ar, vd, tr, re, dh, bx km, ac tr, tr. xxx-xxxx

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